Na sua opinião quais são os fatores que levam uma empresa a falência? Para muitas pessoas é o prejuízo ou a falta de lucro gerado. Pois é, nem sempre. Em muitos casos uma empresa não avança por quatro motivos: falta de capital de giro ou reservas no caixa, má separação dos rendimentos pessoais e da empresa, falta de planejamento e muitos empréstimos bancários.

debt_problems

Um gerenciamento financeiro ineficaz faz com que a empresa sempre termine o mês sem uma reserva suficiente no caixa. Isso é essencial para lidar com emergências; ter capital de giro para investimentos ou até mesmo gastos extras inevitáveis, como pagamento de décimo terceiro e confraternizações de fim de ano, por exemplo. Esse erro pode ser evitado com um planejamento prévio e também durante a gestão do negócio.

Agora, pela minha experiência como empreendedor que já quebrou um negócio, posso afirmar que uns 60% dos casos provém da não separação do financeiro da empresa e dos rendimentos pessoais por parte dos sócios.

Poucas são as pessoas que abrem seus negócios e estão preparadas para lidar com essa situação sem prejudicar o caixa e o seu próprio bolso. Um boa alternativa é verificar no mercado quando ganha em média um profissional que exerce um cargo semelhante ao seu, de gestor, ou sócio e ter um salário próprio, sempre buscando coincidir com os valores do caixa.

Com relação a falta de planejamento, esse é um erro quase fatal, que já começa a condenar a empresa ao fracasso antes mesmo dela abrir as portas. A maioria dos micro empreendedores inicia as atividades sem fazer as análises adequadas para seu negócio, e depois não conseguem identificar os motivos que fizeram a empresa a chegar a uma situação de crise. Se você não sabe fazer um bom plano de negócio, pelo menos faça um pequeno planejamento com os pés no chão, sempre mantendo-o atualizado, controlando muito bem os gastos para que gerem cada vez mais lucros.

Outra situação que agrava e muito a situação do fluxo de caixa são os empréstimos bancários. Em um primeiro momento o dinheiro parece ser a grande solução para a empresa, pois remete a falsa ilusão de que, assim que gerar os lucros esperados, o valor será facilmente devolvido. O problema dessa história é o quanto se perde com os juros, e como nossa economia  brasileira esta em boa fase, esses juros devem se elevar mais ainda, e por consequência nossas dívidas.

Então, pense bem antes de pedir altos empréstimos como última solução para crescer seu negócio e fique de olho no fluxo de caixa para evitar problemas financeiros, e dessa forma, fazer com que sua empresa tenha cada vez mais lucros e evite crises.

Abraço

Ricardo Pinheiro

Anúncios